Santo Antônio

antonio2Este lugar foi inicialmente chamado de Santo Antônio da Boa Vista, situado a 12 quilômetros na estrada de Concórdia a Mauá (hoje Arabutã), habitado por famílias vindas de Irani desde 1901.

Neste mesmo local, onde está a capela de Santo Antônio existiu uma pequena capelinha de cerca de 3 x 6 metros, feita de tabões. Era o ano de 1903. Neste período as visitas apostólicas eram feitas por freis vindos de Palmas, umas duas vezes ao ano, e foram eles, Frei Policarpo Schuhen, Frei Hevandro Kamps, Frei Solano Schmith e Fre Luiz Wand.

A última festa ocorreu em 8 de dezembro de 1906. Desde 1909, o lugar foi decaindo paulatinamente e só recebeu novo impulso com o movimento colonizador. O primeiro colonizador ítalo-brasileiro veio em 1927: João Coldebella, e, mais ou menos um ano depois, Bortolo Coldebella, João Deon e Angelo Tibola.

Frei Justino Girardi escolheu o local para a capela e o senhor Bortolo Coldebella doou o terreno de 110 x 220 metros, que foi escriturado para a Mitra e nele construído em madeira a primeira capela e nela foi celebrada a primeira Missa em 9 de junho de 1933. Em 1941 foi adquirido uma grande e bela estátua de Santo Antônio com uma grande contribuição de Jorge Montanari.

Em 1942 houve a doação do terreno para o cemitério por Orestes Tibolla e, também no dia 21 de junho, ocorreu a inauguração da nova igreja com grande festa e bênção solene da capela por Frei Valentin. Em março de 1956 decidiu-se pela construção de uma nova capela e a bênção da pedra fundamental se deu em 27 de janeiro de 1957, sendo que um ano depois, em 16 de fevereiro de 1958, foi inaugurada.

Na festa do Padroeiro de 1962 foi inaugurado o barracão com cozinha, forno e churrasqueira. Em 1972 ocorreu a inauguração do salão da comunidade, que mais tarde foi ampliado com canchas de bocha.

A nova igreja, contudo, foi edificada em sete anos e inaugurada em 4 de setembro de 1994 pelo bispo D. Henrique Muller, OFM. Em 7 de setembro de 2003, se deu a inauguração das atuais instalações das canchas de bocha e vestiários.