Liturgia diária › 10/12/2016

Sábado da 2ª Semana do Advento

elias-110 de Dezembro de 2016

Cor: Roxo

1ª Leitura (Eclo 48,1-4.9-11)

Elias virá.

Leitura do Livro do Eclesiástico
Naqueles dias:
O profeta Elias surgiu como um fogo,
e sua palavra queimava como uma tocha.
Fez vir a fome sobre eles
e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente.
Pela palavra do Senhor fechou o céu
e de lá fez cair fogo por três vezes.
Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios!
Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti?
Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo,
num carro de cavalos também de fogo,
tu, nas ameaças para os tempos futuros,
foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor,
para reconduzir o coração do pai ao filho,
e restabelecer as tribos de Jacó.
Felizes os que te viram,
e os que adormeceram na tua amizade!

Salmo (Sl 79 (80), 2ac.3b. 15-16. 18-19 (R.4)

R. Convertei-nos, ó Senhor,
resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos.*
cVós que sobre os querubins vos assentais.
Despertai vosso poder, ó nosso Deus*
e vinde logo nos trazer a salvação!R.

Voltai-vos para nós, Deus do universo!+
Olhai dos altos céus e observai.*
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
Foi a vossa mão direita que a plantou;*
protegei-a, e ao rebento que firmastes!R.

Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*
o filho do homem que escolhestes para vós!
E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!*
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

Evangelho (Mt 17,10-13)

Elias já veio, mas não o reconheceram.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus
Ao descerem do monte,
os discípulos perguntaram a Jesus:
‘Por que os mestres da Lei dizem
que Elias deve vir primeiro?’
Jesus respondeu:
‘Elias vem e colocará tudo em ordem.
Ora, eu vos digo: Elias já veio,
mas eles não o reconheceram.
Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram.
Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.’
Então os discípulos compreenderam
que Jesus lhes falava de João Batista.

Reflexão (Mt 17, 10-13)

O Profeta Elias foi aquele que, na sua época, lutou contra os profetas de Baal na tentativa de restabelecer o culto a Javé e reconduzir os corações do povo para Deus. Assim também era a função de João Batista, que deveria pregar a conversão para preparar um povo disposto para a vinda de Jesus. Neste sentido, João Batista realiza a promessa da volta de Elias, que não foi a sua ressurreição ou reencarnação ou ainda a carruagem de fogo o trouxe de volta do alto, mas o profetismo segundo o espírito de Elias se fez presente em João Batista.

robertSão João Roberts

Santo João Roberts é o primeiro monge a ser executado na Inglaterra, logo após a coroação do rei Henrique VIII. Nasceu no condado de Merioneth, em 1576. Seus pais eram os nobres, João e Ana Roberts, protestantes cujos antepassados eram príncipes de Wales. Estudou na famosa faculdade de São João em Oxford, mas saiu sem graduação. Depois se formou em direito, aos vinte e um anos, em Londres.

Em 1598 estava estudando na faculdade inglesa de Valladoid, na Espanha. Já muito interessado no cristianismo foi estudar na abadia dos beneditinos dessa cidade, no ano seguinte. A conversão total aconteceu durante uma viagem à Paris, quando entrou para a Igreja de Roma pelas mãos de um cônego de Notre-Dame. Em 1600, finalmente, ingressou como noviço no mosteiro beneditino de São Martinho de Compostela, Espanha.

Nessa época, Roma determinou que uma missão beneditina fosse enviada à Inglaterra. João Roberts, que acabara seus estudos em Salamanca, passou a integrar as fileiras da missão. Bastou desembarcar na Inglaterra foi imediatamente preso, sendo libertado quando o rei Jaime assumiu o poder, em 1603.

Londres, no verão daquele ano, foi abalada pela epidemia da peste. João então trabalhou incansavelmente atendendo aos doentes. Tanto destaque teve durante esse período que foi preso novamente durante um ano, até 1606, em Gatehouse. Conseguiu a liberdade por intervenção de uma senhora espanhola, Luísa de Carvajal, muito influente na corte inglesa, apesar de católica, por causa dos negócios existentes entre os dois países na época.

Assim, João se exilou na Espanha. Depois organizou o mosteiro de São Gregório em Douai, na França, do qual foi o primeiro prior. Em outubro de 1607, João Roberts voltou à Inglaterra e foi preso novamente. Mais uma vez escapou, mas foi recapturado e, desta vez, só conseguiu a liberdade por intervenção do embaixador da França. Saiu do país, mas quando voltou foi preso outras duas vezes, sendo finalmente, em 1610, conduzido à presença do Bispo protestante Abbot e condenado à morte na fogueira.

Foi queimado no dia 10 de dezembro desse mesmo ano, na praça pública de Londres. Na sua fala, pouco antes de morrer lamentou o mostro da heresia: o rei dos ingleses e rezou por todos. Antes de morrer na forca, pôde gritar para todos ouvirem aquela frase que os Santos Padres repetiam nos primeiros séculos: “Fora da Igreja não há salvação”. Alguns séculos depois foi beatificado, em 1929. O Papa Paulo VI canonizou Santo João Roberts em 1970. A sua homenagem litúrgica ocorre no dia de sua morte.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Melquíades, Gregório III e Gemelo.

Fonte: Franciscanos.org.br