Liturgia diária › 21/10/2017

Sábado da 28ª Semana do Tempo Comum

direis21 de Outubro de 2017

Cor: Verde

1ª Leitura (Rm 4,13.16-18)

Contra toda a humana esperança,
ele firmou-se na esperança.

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos:
Nós foi por causa da Lei,
mas por causa da justiça que vem da fé,
que Deus prometeu o mundo como herança a Abrão
ou à sua descendência.
É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro.
Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito,
e a promessa de Deus continua valendo
para toda a descendência de Abrão,
tanto para a descendência que se apega à Lei,
quanto para a que se apóia somente na fé de Abrão,
que é o pai de todos nós.
Pois está escrito: ‘Eu fiz de ti pai de muitos povos’.
Ele é pai diante de Deus,
porque creu em Deus
que vivifica os mortos
e faz existir o que antes não existia.
Contra toda a humana esperança,
ele firmou-se na esperança e na fé.
Assim, tornou-se pai de muitos povos,
conforme lhe fora dito:
Assim será a tua posteridade’.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Salmo (Sl 104,6-7. 8-9. 42-43 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

Descendentes de Abrão, seu servidor, *
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *
vigoram suas leis em toda a terra.R.

Ele sempre se recorda da Aliança, *
promulgada a incontáveis geraçðes;
da Aliança que ele fez com Abraóo, *
e do seu santo juramento a Isaac.R.

Ele lembrou-se de seu santo juramento, *
que fizera a Abraóo, seu servidor.
Fez sair com grande júbilo o seu povo, *
e seus eleitos, entre gritos de alegria.R.

Evangelho (Lc 12,8-12)

Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará
o que deveis dizer.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens,
o Filho do Homem também dará testemunho dele
diante dos anjos de Deus.
Mas aquele que me renegar diante dos homens,
será negado diante dos anjos de Deus.
Todo aquele que disser alguma coisa
contra o Filho do Homem
será perdoado.
Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo
não será perdoado.
Quando vos conduzirem diante das sinagogas,
magistrados e autoridades,
não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis,
ou com o que direis.
Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará
o que deveis dizer.’
– Gloria a vós Senhor.

conceSanto do Dia.

Santa Úrsula e companheiras

21Segundo os historiadores, Santa Úrsula era filha de rei cristão da Inglaterra, chamado Noto ou Mauro. Ela era notável pela sua honestidade de seus costumes, sabedoria e beleza, o que fez com que sua fama se espalhasse por toda a parte. O poderoso rei da Inglaterra, que subjugara muitas nações, ao ouvir falar daquela virgem dizia que seria o mais feliz dos homens se ela desposasse seu filho único.

A bela menina, que tinha a alma mais bela ainda, já havia se doado a Deus secretamente com um voto e como visse que o próprio pai olhava com simpatia o jovem pretendente, que não era cristão, julgou mais prudente não manifestar logo essa circunstância. Devendo obediência a seu pai e rei, aceitou, com a condição de esperar três anos, período que achou suficiente para o duque converter-se ou desistir da aliança. Para isso, rezava muito junto com suas damas da Corte.

Mas parecia ser um matrimônio inevitável. Na época acertada, uma expedição, com dois navios, partiu levando Úrsula e suas damas. Eram jovens virgens como ela e se casariam, também, com guerreiros escolhidos pelo duque Conanus. As lendas e tradições falam em onze mil virgens, mas, depois, outros escritos da época e pesquisas arqueológicas revelaram que eram onze meninas. O fato real e trágico foi que, navegando pelo rio Reno, quando chegaram a Colônia, na Alemanha, a cidade estava sob o domínio do exército de Átila, rei dos hunos, povo bárbaro e pagão.

Logo os soldados hunos mataram todos da comitiva e, das virgens, apenas Úrsula escapou, pois Átila ficou maravilhado com a beleza e juventude da nobre princesa. Ele tentou seduzi-la e propôs-lhe casamento. Ao custo da própria vida, Úrsula recusou-o, dizendo que era já era esposa do mais poderoso de todos os reis da Terra, Jesus Cristo. Cego de ódio, ele mesmo a degolou. Tudo aconteceu em 21 de outubro de 383.

Na Idade Média a italiana Ângela de Mérici, leiga e terciária franciscana, fundou uma Congregação de religiosas chamada Companhia de Santa Úrsula, destinada à formação cristã das famílias através da educação das meninas, futuras mães em potencial. Um avanço para as mulheres, pois até então só os homens eram contemplados com a instrução. A fundadora escolheu santa Úrsula como padroeira após uma visão que teve. Atualmente, as irmãs ursulinas, como são chamadas as filhas de santa Ângela, celebrada em 27 de janeiro, estão presentes nos cinco continentes.

Assim, quando se encontrou no século VIII, nas proximidades de uma Igreja da Colônia, na Alemanha, um túmulo com algumas relíquias de meninas e com uma inscrição que falava de Úrsula e companheiras, foi muito fácil a devoção popular e fiéis que deram à história notoriedade e difusão.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Celina e Dásio.

Fonte:Fraciscanos.org.com