Liturgia diária › 06/01/2017

genologia6 de Janeiro de 2017

Cor: Branco

1ª Leitura (1Jo 5,5-13)

O Espírito, a água e o sangue.

Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos:
Quem é o vencedor do mundo,
senão aquele que crê
que Jesus é o Filho de Deus?
Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo.
(Não veio somente com a água,
mas com a água e o sangue).
E o Espírito é que dá testemunho,
porque o Espírito é a Verdade.
Assim, são três que dão testemunho:
o Espírito, a água e o sangue;
e os três são unânimes.
Se aceitamos o testemunho dos homens,
o testemunho de Deus é maior.
Este é o testemunho de Deus,
pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho.
Aquele que crê no Filho de Deus
tem este testemunho dentro de si.
Aquele que não crê em Deus
faz dele um mentiroso,
porque não crê no testemunho
que Deus deu a respeito de seu Filho.
E o testemunho é este:
Deus nos deu a vida eterna,
e esta vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho, tem a vida;
quem não tem o Filho, não tem a vida.
Eu vos escrevo estas coisas
a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus,
para que saibais que possuís a vida eterna.

Salmo (Sl 147, 12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glorifica o Senhor, Jerusalém!*
O Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as tuas portas,*
e os teus filhos em teu seio abençoou.R.

apaz em teus limites garantiu*
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,*
e a palavra que ele diz corre veloz.R.

Anuncia a Jacó sua palavra,*
seus preceitos suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,*
a nenhum outro revelou os seus preceitos.R.

Evangelho (Lc 3,23.31-34.36.38)

Genealogia de Jesus Cristo, filho de Adão, filho de Deus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Ao iniciar o ministério Jesus tinha uns trinta anos,
filho, segundo se pensava, de José, de Eli,
de Meléia, de Mená, de Matatá, de Natã, de Davi,
de Jessé, de Obed, de Booz, de Salá, de Naasson,
de Aminadab, de Admin, de Arni, de Esron, de Farés, de Judá,
de Jacó, de Isaac, de Abraão, de Taré, de Nacor,
de Cainã, de Arfaxad, de Sem, de Noé, de Lamec,
de Enós, de Set, de Adão, de Deus.

reis-1Dia de Reis e da Epifania do Senhor

A origem oriental desta solenidade está implícita no seu nome: Epifania (revelação, manifestação). Os latinos usavam a denominação festividade da declaração ou aparição com o significado de revelação da divindade de Cristo ao mundo pagão através da adoração dos magos, aos judeus com o batismo nas águas do Jordão e aos discípulos com o milagre das bodas de Caná. O “Dia de Reis” é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.

O termo “mago” vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.

Esses soberanos corretos esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos. Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.

Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando “pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus”. Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Deus.

A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Ali, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.

A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, a capital cristã mais importante do Oriente, depois foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.

No século XII, com muita inspiração, São Beda, venerável doutor da Igreja, guiado por uma inspiração, descreveu o rosto dos três reis magos, assim: “O primeiro, diz, foi Melquior, velho, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos… O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem, imberbe e louro… O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazar (cfr. “A Palavra de Cristo”, IX, p. 195)”.

Deus revelou seu Filho ao mundo e ordenou que o acatassem e seguissem. Os reis magos fizeram isto com toda humildade, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade. Isso é o mais importante a ser festejado nesta data. A revelação, isto é, a Epifania, que confirma a divindade do Santo Filho de Deus feito homem, que no futuro sacrificaria a própria vida em nome da salvação de todos nós.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: André Corsino e Nilamão.

Fonte: Franciscanos.org.br