Paróquia de Concórdia participa de encontro de paróquias franciscanas « Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Notícias › 21/09/2017

Paróquia de Concórdia participa de encontro de paróquias franciscanas

Agudos (SP) – O Encontro Provincial da Frente das Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento terminou nesta quarta-feira (13/9), ao meio-dia, no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP) com a certeza de que agradou em cheio aos 110 participantes, entre eles 36 frades e 74 leigos. Este foi o primeiro encontro desta Frente que reuniu mais leigos, que neste último dia tiveram oportunidade de conhecer melhor as linhas de ação do Plano de Evangelização da Província da Imaculada Conceição.

O Vigário Provincial Frei César Külkamp presidiu a Celebração Eucarística na manhã desta quarta-feira e, depois na sala, fez uma apresentação didática e pormenorizada do trabalho evangelizador desta Província. “A Ordem reconhece que a Paróquia é um campo muito importante da nossa missão, mas com duas características bem importantes: em fraternidade e em minoridade”, explicou o frade.

Segundo o Vigário, essa Frente é a que mais ocupa os frades da Província no universo de mais de 50 presenças, no Brasil e em Angola, envolvendo o maior número dos 380 frades da entidade. Como fraternidades evangelizadoras, elas são constituídas também por aqueles em formação, por irmãos leigos, idosos e doentes. Mas o grande volume desse trabalho evangelizador de uma fraternidade franciscana também tem seus desafios. “A gente vai a algumas Paróquias e as pessoas nem sabem quem são os franciscanos, apesar de ter lá uma presença, às vezes, de 60, 70 ou 80 anos e até mais. Também não há ali elementos do nosso carisma, como devoções próprias ou essa apresentação do próprio carisma para que possa ser assumido também pelos leigos. Então, é importante que em um projeto da Paróquia – em comunhão com o projeto da Igreja local, da Diocese onde se está – haja esse colorido do carisma franciscano”, pediu.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Concórdia, foi representado pelo pároco Frei José Idair e por Frei Douglas. Além dos freis, três leigos também viajaram a Agudos para conhecer um pouco mais o carisma franciscano.

Agudos

* campos obrigatórios.