Novos coroinhas na comunidade de Linha São Paulo « Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Notícias › 14/12/2016

Novos coroinhas na comunidade de Linha São Paulo

O 3º Domingo do Advento é chamado de Gaudete, palavra com que começa a antífona da Missa em latim: “Gaudete in Domino semper, iterum dico: gaudete” – “Alegrai-vos sempre no Senhor; repito: alegrai-vos!” (Fl 4,4). Essa alegria de que fala o apóstolo Paulo advém do conhecimento de que o Senhor está próximo. Mais do que um dever, a alegria no meio da sobriedade do Advento reflete uma esperança em face às dificuldades da vida, o que é certamente um dom.

Para a comunidade de Linha São Paulo, o Domingo Gaudete foi ainda mais alegre, pois oito coroinhas foram oficialmente acolhidos e investidos para o serviço do altar. Depois de um longo tempo de preparação, durante o qual houve também algumas desistências, estas crianças foram aceitas diante de toda a comunidade reunida para o nobre e humilde serviço de auxiliar nas celebrações litúrgicas.

Nas comunidades do interior (zona rural), o número de crianças vem caindo vertiginosamente. Disso resulta a dificuldade de encontrar novos coroinhas. Afora isso, muitas não se sentem motivadas ou mesmo acolhidas pelas lideranças das comunidades, sem falar que tantas outras raramente frequentam à igreja para as celebrações da Palavra ou para a Santa Missa por falta de compromisso dos pais, os primeiros catequistas. Assim, o trabalho desenvolvido pelos coroinhas ganha importância ainda maior, pois resgata a participação das futuras lideranças da comunidade nas ações litúrgicas.

Os oito coroinhas que foram investidos neste último domingo, 11 de dezembro de 2016, escolheram um padrinho ou uma madrinha, que os revestiram com a túnica vermelha, sobre a qual Frei Douglas Paulo Machado impôs a sobrepeliz branca, símbolo da inocência e da pureza. O Celebrante ainda deu a cada coroinha um tau franciscano e, em seguida, um abraço de acolhida e de felicitação.

Foram investidos os coroinhas: Anne Caroline Massola, Cinara Rmos, David Santori, Emanuelle Carniel, Emily, Geisson Resmini, Tailana Cembrani e Vinícius Carniel. Que São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, sempre interceda a Deus por eles para que perseverem neste bonito e exigente trabalho de servir o altar do Senhor.

* campos obrigatórios.