Nova Estrela

A capela São Pedro Apóstolo foi fundada no ano de 1978 por 7 famílias que se localizavam no pequeno povoado de “Nova Estrela”. Nessa época, a localidade pertencia ao município de Concórdia/SC. As famílias pioneiras foram as famílias de Leopoldo Rochemback, Pedro Fritsh, Olívio Gheradt, Maria Aguiar da Campo, Oracílio Felício e Armindo Hubner.

Inicialmente foi construída uma capela de madeira, na qual ainda não se celebrava a Santa Missa. Três ministros eram responsáveis pelas celebrações dominicais. Eram eles: Epifânio de Gralha, Iva Rochemback e Ema Fritsch. A pequena igreja se manteve até o ano de 1992, sendo vendido o terreno e as benfeitorias realizadas no mesmo espaço.

Com a venda do antigo terreno da igreja e mais alguns recursos provenientes de festas e do fundo comum da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, foi adquirido um novo terreno, localizado na parte central da vila, próximo ao clube Ser Estrela. Enquanto a construção do novo templo não era concluída, foi utilizado o Centro Comunitário da Igreja Luterana como local para celebrações de missas, cultos e administração dos sacramentos.

No ano de 1994, foi inaugurada a nova sede da capela São Pedro. A partir desse momento, as atividades religiosas, como missas, cultos e outras celebrações, passaram a ser realizadas na igreja nova. Desde então, a reserva eucarística também se manteve na capela de Nova Estrela, pois agora havia ministros preparados para as orações comunitárias, além da catequese.

Atualmente (2018), a comunidade conta com 3 ministros da Esperança, 2 ministros extraordinários da Eucaristia e 2 catequistas, além de 27 famílias dizimistas associadas.