(49) 3442.0358

Mensagem do Pároco › 20/12/2016

Mensagem do pároco por ocasião do Santo Natal

papa-beija

Natal: festa da Luz, da Alegria e da Salvação

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam a região escura da morte uma luz resplandeceu […] porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado” (Is 9,1.5).

Estamos celebrando mais um Natal, festa da luz, festa da salvação. O que para povo de Israel é uma expectativa, para nós, cristãos, é uma realidade. Não mais vivemos na escuridão das trevas, não estamos mais envolvidos nas sombras da morte, porque há mais de dois mil anos nasceu um menino, um filho nos foi dado. Ele é a nossa grande luz; “a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano” (Jo 1,9).

Diante de tantas luzes que se acendem neste tempo do Natal com a finalidade de atrair o interesse e criar a necessidade do consumo, gerando oportunidade de bons negócios e lucratividade, os cristãos são chamados a redescobrir a verdadeira luz, que nos ilumina por inteiro, Jesus Cristo, o menino que nos foi dado, o filho que nasceu para nós. Talvez hoje, mais do que nunca, precisamos ouvir a mensagem dos anjos aos pastores de Belém: “Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: hoje nasceu para nós um salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11).

Essa é a verdadeira alegria do Natal. Esse é o motivo do Natal: Jesus Cristo. De nada vale tantas festas se a verdadeira alegria não estiver presente. De que vale as mesas fartas se o aniversariante estiver ausente? De que valem tantos presentes se o verdadeiro presente do “menino que nos foi dado” não nos for entregue e, ao mesmo tempo, não for acolhido por nós?

Para as famílias verdadeiramente cristãs, o Natal será sempre a festa da grande luz, a festa da salvação, a festa da alegria, porque neste dia nasceu para nós o Salvador, o Verbo que se fez carne e veio morar para sempre no meio de nós.

Celebremos sim o Natal! Façamos sim a nossa festa! Troquemos presentes! Mas sempre a partir do centro daquilo que comemoramos: Jesus Cristo Salvador, pois n’Ele está a nossa Vida e a nossa Salvação! Se assim for, também poderemos dizer: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,14) e também poderemos dizer: Feliz Natal de Jesus Salvador!

 

Frei José Idair Ferreira Augusto, OFM

Pároco

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.