Notícias › 17/01/2017

Jovens de Concórdia participarão das Missões em Curitiba

missoes_2017_1_S_2“Missionários da Reconciliação: construindo pontes para o Paraíso”. Com este lema, iniciam-se as Missões Franciscanas da Juventude (MFJ) na próxima quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2017, na cidade de Curitiba/PR. Esta já é a quarta edição deste evento, que cresce no número de participantes a cada ano. As MJF são promovidas pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (PFICB), que tem sua sede em São Paulo/SP e da qual são membros os frades franciscanos que trabalham na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia/SC. Por conta disso, os jovens paroquianos foram enviados para as MFJ 2017 na missa da noite do último domingo (15).

Na Santa Missa, celebrada por Frei Douglas Paulo Machado, que assessora o Setor Juventude da Paróquia, os jovens missionários entraram com alguns símbolos que lembram as missões: sandálias, camisetas das missões anteriores, banner do Setor Juventude, Bíblia Sagrada, entre outros. Ao final da celebração eucarística,  tiveram as mãos ungidas, simbolizando a passagem evangélica que diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19). Depois, foram abençoados e enviados pelo presidente da celebração, que repetiu o mandato do Senhor: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura!” (Mc 16,15).

Antes da Missa, os 38 jovens missionários da Reconciliação tiveram uma tarde de formação em preparação para as MFJ 2017. Debateram um pouco sobre o que é Missão, o que significa ser missionário, o que é uma Missão Franciscana, e ainda tiveram uma oficina simulando uma visita a uma família. Foi um dia intenso, de muita animação, preparação e ansiedade. A expectativa entre os jovens é grande, tanto para os que participarão pela primeira vez como para os veteranos missionários. A Paróquia de Concórdia teve a alegria de sediar as MFJ em janeiro de 2015, quando se reuniram cerca de 250 jovens. Para as Missões de Curitiba, são aguardados mais de 500 jovens.

Para esta 4ª edição das MFJ, a juventude franciscana será enviada para diversas realidades da Igreja de Curitiba e região. Esta experiência missionária consiste em visitar famílias, comunidades carentes, casas de repouso, hospitais, presídios e moradores em situação de rua. Possam essas Missões serem fecundas na evangelização e que levem os missionários a uma profunda experiência de Deus, sobretudo no encontro com os menos favorecidos, os preferidos de Jesus. Maria, a estrela da nova evangelização, sempre os acompanhe, iluminando-lhes o caminho.

missoes_2017_4_S

* campos obrigatórios.