Jovens acampam em busca de um novo amanhã « Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Notícias › 06/12/2016

Jovens acampam em busca de um novo amanhã

O último final de semana, dias 03 e 04 de dezembro, foi especial para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. O motivo foi a realização do IV Acampamento do Setor Juventude, esperado ansiosamente o ano todo pelos paroquianos jovens. Com o tema Juventude em busca de um novo amanhã, cerca de 60 jovens de várias comunidades se reuniram no interior do município de Concórdia, para fazer uma experiência do amor de Deus, vivendo um final de semana que transformou suas vidas.

Na pauta de atividades, havia palestras sobre o amor de Deus, o pecado, o perdão, a afetividade e sexualidade, a família e a busca por uma juventude santa. Ainda dentro do cronograma, um ponto alto foi o momento para a confissão, no qual os jovens puderam sentir a infinita misericórdia de Deus. Tudo isso debaixo de muita chuva. Um momento emocionante foi também a adoração ao Santíssimo Sacramento, durante a qual se meditou sobre a vida de São Francisco de Assis, especialmente a sua conversão depois do encontro pessoal com o próprio Cristo.

As reflexões acerca de tantos temas foram intercaladas com várias dinâmicas e animações com músicas e danças. Além disso, muitas dessas reflexões foram feitas na lama, na piscina, na trilha no meio da mata, enfim, junto à natureza exuberante do lugar. Os diversos obstáculos colocados propositalmente no caminho serviram de inspiração e superação, fora o aprendizado.

24O objetivo do acampamento é a vivência do jovem com a Igreja e a formação de grupos de jovens nas comunidades. Segundo a coordenadora do Setor Juventude, Ângela Cristina Schneider, “o acampamento traz a oportunidade aos jovens de verem a Igreja de forma diferente; perceberem que um jovem de Deus também se diverte, brinca, pula, grita como qualquer outro jovem, mas que, sobretudo, possui a alegria que só tem quem já conhece a Jesus. Alegria essa que muda o jeito de viver, que transforma murmurações em louvores e que, acima de tudo, nos traz a esperança de um novo amanhã”.

Para Rafael Luiz Andolfato, da comunidade de Linha São Paulo, a experiência única desse acampamento pode ser resumida em uma palavra: transformação. “Transformação é a palavra que posso descrever sobre a experiência que vivi no último final de semana, participando do 4º Acampamento do Setor Juventude”, disse o jovem de 21 anos. Ainda segundo ele, o momento foi oportuno para fazer uma reflexão profunda sobre o seu amanhã. “Pude refletir de que forma vou querer levar minha juventude, como vou viver essa fase da minha vida. Percebi que é somente na presença de Deus que podemos viver de forma santa, mesmo que tenhamos adversidades, momentos difíceis e tribulações. Deus sempre está junto de nós para nos amparar”, concluiu.

O mau tempo não impediu a realização do acampamento e de nenhuma das atividades programadas. Pelo contrário, a chuva torrencial tornou a experiência mais real e desafiadora e, no dizer da coordenadora do setor, a chuva de graças foi ainda mais abundante. “Enquanto vemos um mundo que tenta afastar nossos jovens da verdadeira alegria que é Jesus, há aqueles que desejam ser santos, sem deixar de ser jovens. Jovens de calça jeans, jovens com vida cheia de propósitos, jovens que dizem ‘sim’ ao chamado de evangelizar e que nem a chuva impede de serem atraídos pelo infinito amor de Deus, pois a chuva de graças foi muito maior!”

* campos obrigatórios.