Notícias › 27/05/2017

Freis realizam Semana Vocacional em Concórdia

Diego_02De 23 a 28 de maio, dois frades do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província Franciscana da Imaculada Conceição realizaram na Paróquia Nossa Senhora do Rosário uma Semana Vocacional. Frei Diego Atalino de Melo e Frei Gabriel Dellandrea passaram esses dias visitando as escolas, celebrando missas vocacionais e fazendo encontros com coroinhas e jovens, além de uma formação para a Pastoral Vocacional.

Frei Diego, natural de Lages (SC) reside em São Paulo e é o responsável há 6 anos pela animação vocacional da Província, à qual pertencem os freis de Concórdia. O trabalho vocacional provincial é realizado em 5 estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Vocação, segundo Frei Diego, é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. Vocação é, portanto, chamado de Deus. Em uma Semana Vocacional, procura-se criar ambiente adequado, condição propícia para que o jovem e todas as pessoas possam entender o que é esse chamado de Deus. Frei Diego acredita que há muitas vocações, mas o que falta, muitas vezes, é uma atenção para com a juventude, fazendo que a mesma tenha sensibilidade de discernir sua vocação. Esse é o trabalho principal realizado esta semana em Concórdia, de ajudar o jovem a descobrir qual o sonho de Deus para a sua vida, qual seus anseios, quais objetivos ele quer percorrer e seguir.

A programação desta semana teve o seguinte escopo: despertar e suscitar novas vocações, com o foco de trabalho nos adolescentes e jovens. Primeiramente, nas escolas do município de Concórdia através de palestras sobre Projeto de Vida. Posteriormente, o trabalho com os Casais Vocacionais da Paróquia, que são aqueles que promovem, rezam e incentivam as vocações. Por fim, com os Coroinhas e Jovens atuantes do Setor Juventude.

Em Concórdia, a Pastoral Vocacional já realiza este trabalho, cuja a condução está a cargo do Frei Douglas, em parceria com os Casais Vocacionais que há muito tempo executam um belíssimo trabalho. Também colabora com as vocações a Juventude, junto com a qual foram realizadas as Missões Franciscanas da Juventude (MFJ) em Concórdia há dois anos, e desde então, sempre tem jovens que participam de eventos, retiros, caminhadas e missões que a Província promove.

DiegoFrei Diego relata que o despertar para a Vocação Sacerdotal e para a Vocação Religiosa depende muito das famílias. Famílias que têm uma consciência Cristã, que tem fé, que tem vida de Igreja, essas famílias acabam incentivando e criando no adolescente e no jovem uma sensibilidade maior às vocações. Porém, infelizmente, os adolescentes e os jovens não estão habituados a essa linguagem, de modo que o trabalho é bastante árduo para criar esta cultura vocacional dentro das famílias. Esse distanciamento das vocações é muito preocupante, pois o futuro da Igreja depende de novas vocações, não só para serem frades, padres ou freiras, mas também para os diferentes ministérios da Igreja. A sociedade hoje se preocupa muito com outras coisas e, em último, o despertar vocacional. Desta forma, a Igreja trabalha com a Juventude, mas principalmente busca fazer com que as famílias criem essa consciência da importância de, entre tantas possibilidades, falar também sobre o caminho de Deus.

Juntamente com Frei Diego está o Frei Gabriel, natural de Rodeio (SC). Para o jovem farde, as Missões Franciscanas da Juventude (MFJ) e as Caminhadas Franciscanas da Juventude (CFJ) têm despertado jovens para as vocações franciscanas, religiosas, como, por exemplo, o jovem Gabriel Signoratti, de Concórdia, que, neste ano está fazendo uma experiência no Seminário.

Desta forma, a Paróquia convida a juventude e toda a comunidade para participar das celebrações deste fim de semana, nas quais os Freis Diego e Gabriel estarão animando a vocação de todos os vocacionados, isto é, de todos os fieis.

* campos obrigatórios.