Notícias › 21/09/2017

Devotos se reúnem para a 54ª Romaria da Salette em Concórdia

Concórdia (SC) – O último final de semana foi especial para muitos devotos de Nossa Senhora da Salette, em Concórdia. Como de costume, aconteceu a Romaria em honra à Virgem Maria no terceiro domingo de setembro, próximo à data em que a festa da santa é celebrada em toda a Igreja, isto é, no dia 19 de setembro. A festa da Salette é esperada com ânsia pelos fieis todos os anos. Neste ano, o tempo nublado colaborou dando um ar ameno para o romeiros.

No domingo (17), a Romaria saiu às 8h30 de frente da igreja matriz rumo ao Santuário, onde ocorreu a celebração eucarística presidida pelo pároco e animada por Frei Bertolino Tholl, que esteve à frente da pregação do tríduo e da romaria. A festa contou com boa participação dos fieis, aproximadamente 4 mil pessoas. O pregador, na homilia da Missa de domingo, lembrou os 54 anos de existência da Romaria na cidade de Concórdia, e alertou para o perigo das imagens criadas de Nossa Senhora que a distanciam de seu povo simples e pobre e a colocam sobre um pedestal quase inatingível. “A Virgem, que não abandonou seu Filho na cruz, também não se afasta de nenhum de seus filhos adotivos que a ela acorrem. Assim como a aparição de Maria em La Salette, na França, chamava a atenção dos homens que se evadiam da presença de Cristo, pregado numa cruz como um ladrão, assim também hoje ela chama a atenção dos que furtivamente vão para longe do Senhor”, disse Frei Bertolino, que ainda admoestou os peregrinos, muitos dos quais têm medo de se posicionar a favor de Cristo e de sua Igreja.

O pároco Frei José Idair, ao final da Missa, agradeceu ao frade pregador por tão inspiradas palavras durante todo o tríduo e a Romaria. Após a celebração eucarística, seguiu-se a festa com delicioso churrasco. Às 14h, os fieis se reuniram na igreja para a oração do Santo Terço, à qual seguiu a Bênção do Santíssimo Sacramento. Para encerrar as festividades, Frei Bertolino soltou alguns balões nos quais se atou um terço feito de isopor.

* campos obrigatórios.