Notícias › 14/03/2017

Catequese: Missa de abertura reúne pais e catequizandos

A igreja Matriz ficou lotada no último sábado, dia 11 de março, para a Celebração Eucarística que marcou oficialmente o início das atividades da Catequese neste ano da graça do Senhor de 2017. Todos os anos, os encontros para os catequizandos se iniciam na primeira semana de março e, com o intuito de pedir as bênçãos Àquele que é o centro e a fonte da Catequese, é celebrada uma Santa Missa no segundo sábado do mesmo mês, na qual são distribuídos às crianças os pãozinhos abençoados.

DSC_4674[1]Frei Douglas Paulo Machado, responsável pelo acompanhamento da Catequese na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, presidiu a celebração, cuja liturgia foi do Segundo Domingo da Quaresma, preparada com a ajuda dos próprios catequizandos. Em sua homilia, o frei disse que os fieis presentes na igreja eram a representação dos três discípulos que subiram o monte com Jesus, quando foi transfigurado diante deles. Pedro, Tiago e João estariam também com Jesus em outro monte, o das Oliveiras, onde Nosso Senhor foi preso. Se, no evangelho deste final de semana, Cristo sobe o monte Tabor para ser transfigurado, no evangelho de sua Paixão, Ele subirá o monte Calvário para ser desfigurado. A tentação de Pedro de querer se instalar contrasta com a vontade do Pai, que passa necessariamente pelo caminho da cruz. Referindo-se à catequese, o presidente da celebração destacou que ela é este itinerário que deve sempre levar a um encontro pessoal com o Redentor e, diante da igreja lotada, comentou que muitos cairão nesta tentação de não se pôr mais a caminho, esquecendo-se de vir à missa dominical, como manda a Santa Mãe Igreja. Assim como os pais enviam seus filhos para a catequese, assim também a Igreja recomenda que seus filhos participem da Eucaristia no dia do Senhor.

Ao final da Missa, Frei Douglas chamou à frente do altar todos os catequistas da matriz e rezou com eles a Oração de comprometimento do Catequista, ao final da qual foram demoradamente aplaudidos pela assembleia. Por fim, o celebrante convidou também todos os catequizandos por etapas (Familiar, Pré-Eucaristia, Eucaristia, Pré-Crisma e Crisma) para que fossem também diante do altar. Antes de despedir o povo, deu a bênção nos pãozinhos e desejou bom ano catequético a eles. Que a Virgem Mãe de Deus sempre olhe por essas crianças e suas famílias, para que jamais esmoreçam no caminho que conduz à vida plena.

Tags:

* campos obrigatórios.