Capela São José Operário « Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Capela São José Operário

sao-joseSão José Operário
Bairro dos Estados

O bairro foi fundado há mais de 35 anos no antigo loteamento Minks. Seus principais fundadores são a família Minks e a famíli Pozzo.

Quando chegaram no terreno onde seria o bairro, tiveram muitas dificuldades devido à falta de estrutura para recebê-los, conhecidos como potreiros.

Após muitas dificuldades, criaram um posto de saúde, uma escolinha e, nas residências, eram celebradas as missas.

Com o passar dos anos, a população foi crescendo e perceberam que era necessário mais espaço para celebrações. Foi quando construíram um clube denominado 14 de abril, para as festas, missas, cultos e catequese.

Em meados de 1987, a diretoria começou a cogitar a possibilidade de adquirir um terreno para construir a capela. Em 13 de março de 1988, em reunião presidida por

Caetano Pozzo, coordenador da igreja na época, foi comunicado que o terreno localizado na rua Rio Grande do Sul estava legalizado e preparado para receber a construção.

Marcada a data da inauguração da pedra fundamental da futura capela para o mês de maio de 1988, a comunidade já começou a organizar um mutirão de doações, onde cada um colaborou dentro de suas possibilidades.

Em 20 de março de 1994, a Capela foi inaugurada e, devido o bairro ser constituído por famílias humildes, trabalhadoras e na grande maioria operários, foi definido,  com o apoio de Frei Samuel, o nome da Capela: SÃO JOSÉ OPERÁRIO!