Capela Nossa Senhora Salete « Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Capela Nossa Senhora Salete

salete_2Como tudo começou…

A história da Linha Salete tem início perto do ano 1924. Nessa época, poucas famílias residiam neste lugar, entre elas Resmini, Forner, Baçbinot e Zanfonato.

As terras, onde hoje está localizado o bairro Salete, pertenciam à  família Dezanetti, migrante do Rio Grande do Sul, que aqui se instalou, constituiu família e, após alguns anos, foi vendida e transformada em lotes, dando origem ao bairro.

Outras famílias marcaram história, entre elas,  Missio, Grando, Lopes, Rogia, que sobreviveram principalmente da agricultura, do plantio de trigo e milho. Os produtos cultivados eram transportados por carroças, meio de transporte utilizado na época. Entretanto, enfrentavam grandes dificuldades no transporte dos alimentos, pois havia falta de estradas, visto que só existiam picadas feitas a mão pelos próprios moradores.

As famílias Missio e Grando possuíam um moinho onde transformavam o milho em farinha e a família Balbinot possuía um descascador de arroz. Por volta de 1940 começaram a chegar outras famílias, que comproram algumas das terras dos pioneiros. Uma delas foi a família Tagliari, que instalou uma fábrica de vassoura, registrada com o nome de “Vencedora”. Toda a família trabalhava desde o cultivo da palha até a venda das vassouras prontas.

salete_3Nas décadas de 1950 e 1060, outras famílias foram chegando à comunidade como Bortolin, Zanini, Dalegrave, Marchetti, Pelizzaro, Reolon, Daltoé, Salvadego, Gasperin, Baccin, De Martini, Trojan, Brusco, Sopelsa, Mores, entre outras. Além de trabalharem com a agricultura, também lidavam com a avicultura e a suinocultura.
Até o ano de 1959, este lugar não tinha um nome definido. Foi a partir desta data que começou a ficar conhecido como Linha Salete. O nome foi recebido devido à devoção de algumas famílias por Nossa Senhora Salete. As famílias construíram, a princípio, uma pequena capela, com a imagem de Nossa Senhora da Salete. Esta capela estava localizada próximo do local onde hoje temos este magnífico Santuário.

As famílias mantinham e valorizavam a cultura de origem, como as crenças, brincadeiras, costumes, comidas e a religiosidade, marco importante para o nome do bairro. Devido ao grande número de pessoas que participavam das primeiras festas, por volta de 1961 a 1963, os moradores desta comunidade, juntamente com a Paróquia construíram o Santuário, que é muito visitado, principalmente na grande Romaria da Salete, que ocorre sempre no 3º domingo do mês de setembro.

No dia 6 de março de 1983, a comunidade construiu a Capela do Santuário Nossa Senhora da Salete, que durante 28 anos foi usada para as celebrações de Missas, cultos, encontros de catequese, velatório e reuniões da comunidade.

Hoje, com a construção do Santuário Salete, que foi inaugurado no dia 30 de outubro do ano de 2011, por Dom Mário Marquez, as Missas e Cultos passaram a serem celebradas neste novo local.

No ano de 1992 foi construída uma escola, situada no Bairro Salete com o nome de Grupo Escolar Municipal Nossa Senhora da Salete, em homenagem a Nossa Senhora da Salete.

No dia 13 de abril de 2008 foi inaugurado o ginásio de esportes, obra esta que fazia parte dos anseios dos sócios deste lugar. Tem uma área construída de 900 metros quadrados e é utilizada para eventos esportivos e diversos festejos.