Liturgia diária › 28/09/2017

adegolar28 de Setembro de 2017

Cor: Verde

1ª Leitura (Ag 1,1-8)

Edificai a casa e ela me será aceitável.

Início da Profecia de Ageu
No segundo ano do reinado de Dario,
no sexto mês, no primeiro dia,
foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu,
a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá,
e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote:
‘Isto diz o Senhor dos exércitos:
Este povo diz:
Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor’.
A palavra do Senhor foi assim dirigida,
por intermédio do profeta Ageu:
‘Acaso para vós é tempo
de morardes em casas revestidas de lambris,
enquanto esta casa está em ruínas?
Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos:
Considerai, com todo o coração,
a conjuntura que estais passando:
tendes semeado muito, e colhido pouco;
tendes-vos alimentado,
e não vos sentis satisfeitos,
bebeis e não vos embriagais;
estais vestidos, e não vos aqueceis;
quem trabalha por salário,
guarda-o em saco roto.
Isto diz o Senhor dos exércitos:
Considerai, com todo o coração,
a difícil conjuntura que estais passando:
mas subi ao monte,
trazei madeira e edificai a casa;
ela me será aceitável,
nela me glorificarei, diz o Senhor.

Salmo (Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a.9b (R. 4a)

R. O Senhor ama seu povo de verdade.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *
e o seu louvor na assembléia dos fiéis!
Alegre-se Israel em Quem o fez, *
e Sião se rejubile no seu Rei!R.

Com danças glorifiquem o seu nome, *
toquem harpa e tambor em sua honra!
Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *
e coroa com vitória os seus humildes.R.

Exultem os fiéis por sua glória, *
e cantando se levantem de seus leitos;
com louvores do Senhor em sua boca *
eis a glória para todos os seus santos.R.

Evangelho (Lc 9,7-9)

Eu mandei degolar João.

Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
O tetrarca Herodes ouviu falar
de tudo o que estava acontecendo,
e ficou perplexo, porque alguns diziam
que João Batista tinha ressuscitado dos mortos.
Outros diziam que Elias tinha aparecido;
outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado.
Então Herodes disse: ‘Eu mandei degolar João.
Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?’
E procurava ver Jesus.
– Gloria a Vós senhor.

avesnalauSanto Do Dia

São Venceslau

O bondoso monarca da Boêmia, Wratislau, antes de morrer, deixou, como herdeiro do trono, seu filho Venceslau, nascido no ano 907, na atual República Checa. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a vingança, pois era ela própria que desejava assumir o governo do país. Se não fosse possível, pretendia entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe, enquanto Wenceslau fora criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar. Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano diabólico da malvada rainha.

Mas antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau. Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e bondosa senhora, que morreu enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.

Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho impedindo seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo difícil, pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.

A popularidade de Wenceslau cresceu ainda mais quando, para evitar uma batalha com o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão, propôs que, em vez de entrarem em guerra, duelassem entre si, evitando, assim, a morte da população inocente. Quem vencesse ficaria com o poder. No dia e na hora marcada, os adversários encontraram-se no campo de batalha. Radislau, imediatamente, atacou, de lança em punho. Contam os registros que, no momento em que feriria Wenceslau mortalmente, apareceram dois anjos que o mandaram parar. Radislau caiu do cavalo e, quando se levantou, já era um homem modificado. Naquele momento, pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.

Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Wenceslau retirou-se para a capela para rezar. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.

Mãe e filho, porém, não tiveram tempo de saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em são Wenceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu são Wenceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Lourenço Ruiz e Eustóquia.