Liturgia diária › 03/10/2017

Cor: Vermelho

1ª Leitura (Zc 8,20-23)

Virão muitos povos e nações fortes
visitar o Senhor em Jerusalém.

Leitura da Profecia de Zacarias
Isto diz o Senhor dos exércitos:
Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes,
dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade:
‘Vamos orar na presença do Senhor,
vamos visitar o Senhor dos exércitos;
eu irei também.
Virão muitos povos e nações fortes
visitar o Senhor dos exércitos
e orar na presença do Senhor.
Isto diz o Senhor dos exércitos:
Naqueles dias, dez homens
de todas as línguas faladas entre as nações
vão segurar pelas bordas da roupa
um homem de Judá, dizendo:
‘Nós iremos convosco;
porque ouvimos dizer que Deus está convosco.

Salmo (Sl 86, 1-3. 4-5. 6-7 (R. Zc 8,23)

R. Nós temos ouvido que Deus está convosco.

Senhor ama a cidade *
que fundou no Monte santo;
ama as portas de Sião *
mais que as casas de Jacó.
Dizem coisas gloriosas *
da Cidade do Senhor.R.

‘Lembro o Egito e Babilônia *
entre os meus veneradores.
Na Filistéia ou em Tiro +
ou no país da Etiópia, *
este ou aquele ali nasceu.
De Sião, porém, se diz: +
‘Nasceu nela todo homem; *
Deus é sua segurança’.R.

Deus anota no seu livro, +
onde inscreve os povos todos: *
‘Foi ali que estes nasceram’.
E por isso todos juntos *
a cantar se alegrarão;
e, dançando, exclamarão: *
‘Estão em ti as nossas fontes!’R.

Evangelho (Lc 9,51-56)

Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu.
Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém
e enviou mensageiros à sua frente.
Estes puseram-se a caminho
e entraram num povoado de samaritanos,
para preparar hospedagem para Jesus.
Mas os samaritanos não o receberam,
pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram:
‘Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu
para destruí-los?’
Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
E partiram para outro povoado.
Palavra da Salvação.

adionizioSanto Do Dia

São Dionísio Areopagita

03São conhecidos 22 santos (ou veneráveis, beatificados) com o nome de Dionísio e três santas mártires (Dionísia). Comemoramos a 8 de abril são Dionísio de Corinto, cujo elogio foi feito por são Jerônimo e Eusébio de Cesareia e que viveu em meados do século II. Alguns de seus homônimos são mais célebres do que ele, como são Dionísio, bispo de Paris, no século III, que foi decapitado juntamente com Rústico e Eleutério e é lembrado no atual calendário no dia 9 de outubro. Sobre o seu túmulo, na colina de Montmartre, foi edificada uma basílica, junto à qual no ano de 630 o rei Dagoberto fundou uma abadia, cujos monges foram os responsáveis mais diretos pela confusão entre esse mártir e outros Dionísios (Dionísio Areopagita e Dionísio de Alexandria).

A data de hoje é consagrada ao Areopagita. O homenageado foi convertido pelo apóstolo Paulo (At 17,34) durante a sua pregação aos gregos no Areópago, daí ter sido agregado ao seu nome o apelido de Areopagita.

O Areópago era o tribunal supremo de Atenas, na Grécia, onde eram decididas as leis e regras gerais de conduta do povo. Só pertenciam a ele cidadãos nascidos na cidade, com posses, cultura e prestígio na comunidade. Dionísio era um desses areopagitas.

Nascido na Grécia, no seio de uma nobre família pagã, estudou filosofia e astronomia em Atenas. Em seguida, foi para o Egito finalizar os estudos da matemática. Ao regressar a Atenas, foi nomeado juiz. Até ele chegou o apóstolo Paulo, quando acusado ante o tribunal em que se encontrava Dionísio.

Dionísio, ao assistir à eloquente pregação de Paulo, foi o primeiro a converter-se. Por isso conseguiu para si inimigos poderosos entre a elite pagã que comandava a cidade. Foi então que são Paulo acolheu o areopagita entre seus primeiros discípulos.

Logo em seguida, Dionísio foi consagrado pelo próprio apóstolo como bispo de Atenas. Nessa condição, ele fez muitas viagens a terras estrangeiras, para pregar e aprender a cultura dos outros povos. Segundo se narra, nessas jornadas teria conhecido pessoalmente são Pedro, são Tiago, são Lucas e outros apóstolos. Além de os registros antigos fazerem referência sobre ele na dormição e Assunção da Virgem Maria, a mãe do Filho de Deus.

Em Atenas, seus opositores na política conseguiram sua condenação à morte pelo fogo, mas ele se salvou, viajando para encontrar-se com o papa em Roma. Depois, só temos a informação do Martirológio Romano, na qual consta que são Dionísio Areopagita morreu sob a perseguição contra os cristãos no ano 95.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Maria Josefa e Geraldo de Brogne.