Sem categoria › 21/09/2017

04 de outubro: dia de São Francisco de Assis

“Francisco, vai e repara minha casa que está para ruir”

Há momentos em que a Igreja de Cristo, simbolizada pelo barco de Pedro, parece ir à deriva, ameaçada por ondas gigantescas, arriscada a afundar. Mas o seu divino piloto, apesar de seu sono aparente, vela a suscita, no seio de sua Igreja, santos homens e santas mulheres que com suas palavres e exemplos se encarregam de levar o barco ao porto seguro e restaurar a casa em ruína.

Uma dessas figuras, como o sol que nunca se põe, é São Francisco de Assis.

Oração, penitência, pobreza evangélica e apostolado foram as quatros colunas erguidas por Francisco para restaurar a Igreja.

Enquanto o mundo se agita na procura do ganho fácil, no esbanjamento das riquezas naturais, na corrida desenfreada atrás dos prazeres de uma vida mundana, na opressão e marginalização dos mais pobres, São Francisco nos aponta o caminho da salvação, feito de renúncias, de simplicidade, de oração e de amor sem limites para com Deus e para com os irmãos. “Aqueles que quiser me seguir renuncia a si mesmo, pegue sua cruz e venha comigo” (cf. Mt 16,24).

Francisco, o menestrel de Deus, se despoja de tudo, ficando literalmente nu, e se entrega a Cristo. Percorre vilas e cidades, sem levar nada, nem bolsa, nem sapatos, nem bastão, nem dinheiro, segundo o conselho de seu divino Mestre, anunciando o Evangelho e cantando as maravilhas do Senhor: “Louvai e bendizei ao meu Senhor, dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade”.

Nestes nove dias, pela intercessão do seráfico Francisco, peçamos com fé as graças que desejamos e necessitamos, e que Deus nos transforme em instrumentos de sua paz e de seu amor.

(extraído de: Basacchi, Mario. “São Francisco de Assis: novena e biografia”. Ed. Paulinas)

Na Igreja Matriz de Concórdia, os franciscanos vão celebrar seu santo fundador com uma Santa Missa solene na terça-feira, dia 03 de outubro, às 19h. E no dia 04 de outubro, dia de São Francisco, vão rezar o Ofício das Laudes, às 07h30 da manhã, na capelinha, junto à Igreja Matriz. Todos estão convidados.

* campos obrigatórios.